Nascida em 1985, em Porto Alegre, Julia Dantas é escritora, tradutora e doutora em Escrita Criativa. Ruína y leveza (2015), seu livro de estreia, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Criação Literária e do Prêmio AGES, além de ter tido um capítulo selecionado para a revista Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. Também é autora de Ela se chama Rodolfo (2022), vencedor do Prêmio AGES e do prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras, e foi coorganizadora da antologia Fake fiction: contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade (2020).
Ruína y leveza
Julia Dantas
Romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura
Nesta narrativa de estrada latino-americana, uma jovem desiludida se lança numa viagem sem objetivos claros e sem rota definida entre cidadezinhas arenosas do Peru e povoados da Bolívia. Permitindo-se descobrir novos caminhos e pessoas, ela atravessa fronteiras geográficas, sociais e culturais na tentativa de aliviar o peso do passado e carregar uma bagagem mais leve.
“Uma grande aventura, não mais conturbada do que a viagem interior da personagem.”
— Alexandre Lucchese, Zero Hora“Dizer que é um romance de viagem reduz a história, que é muito mais de transformação, recheada por metáforas, texto fluido, reflexões e pensamento crítico.”
— André Argolo, Jornal Rascunho“É a síntese da insatisfação de uma juventude.”
— Jonatan Silva, Escotilha“Para quem flerta com a ideia de mochilar e descobrir o mundo (e se autodescobrir), Ruína y leveza é uma obra indispensável.”
— Valter Junior, Puta Letra
Título: Ruína y leveza
Autoria: Julia Dantas
Literatura brasileira / Romance
Páginas: 224
Edição: 2ª
Formato: 13 x 19 cm (brochura)
ISBN: 978-65-5553-129-9
Ano de publicação: 2024
Publicação original: Brasil, 2015
Dublinense