Patrícia Portela nasceu em 1974. Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Estudou realização plástica do espectáculo (Lisboa), dramaturgia do espaço (Utrecht e Antuérpia), cinema (Ebeltoft) e filosofia (Leuven). Itinera com regularidade pela Europa e pelo mundo. Reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prêmios (dos quais destaca o Prêmio Madalena Azeredo de Perdigão/F.C.G. para Flatland I e o Prêmio Teatro na Década para Wasteband). Autora de vários romances e novelas, como Para cima e não para Norte, Banquete (finalista do Grande Prêmio de Romance e novela APE), A coleção privada de Acácio Nobre e Dias úteis (considerado pelas revistas Sábado e Visão um dos melhores livros do ano). Participou no 46º International Writers Program em Iowa City em 2013 e foi a primeira Outreach Fellow da Universidade de Iowa City. Foi uma das cinco finalistas do Prêmio Media Art Sonae 2015 com a sua instalação Parasomnia, com a qual continua a circular pelo mundo, e foi a primeira bolsista literária em Berlim da Embaixada Portuguesa na Alemanha em 2016. É cronista e ilustradora do Jornal de Letras desde 2017.
Hífen
Patrícia Portela
Quando uma nova e misteriosa doença começa a fazer as crianças da Flandia caírem em um sono sem fim, os flans demoram a perceber que há algo de podre na nação mais desenvolvida do planeta. Mas apesar do algoritmo que administra o governo tentar mascarar a crise com números e slogans, logo se inicia um movimento de emigrações ilegais rumo ao selvagem Olival, também conhecido como resto do mundo. Nesse cenário caótico, vivenciamos o desespero da viúva Ofélia, que tenta manter a filha acordada; e a esperança da enfermeira androide Maria do Carmo, que tenta compreender os humanos. E em meio a tudo isso, só nos resta saborear e digerir este genial romance-banquete de Patrícia Portela, utopia-distópica assustadoramente atual e repleta de hífens que, ao mesmo tempo, tanto separam quanto aproximam.
“Com Hífen, não hesitamos em escrevê-lo, Patrícia Portela estatui-se como uma das melhores escritoras portuguesas que o século XXI nos tem oferecido.” – Miguel Real (Jornal das Letras – Portugal)
Título: Hífen
Autor: Patrícia Portela
Literatura portuguesa / Romance
Páginas: 256
Edição: 1ª
Formato: 13×19 cm
ISBN: 978-65-5553-037-7
Ano de publicação: 2021
Publicação original: Portugal, 2021
Dublinense