Nasceu em Galvão (SC), em 1973. Em 2000, fundou o jornal de literatura Rascunho. É criador e coordenador do projeto Paiol Literário. Entre 2011 e 2019, foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Tem contos publicados na Alemanha, na França e na Finlândia. É autor dos romances Antes do silêncio (2023) e Na escuridão, amanhã (2013) — finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) e traduzido na Colômbia (Babel Libros) — e da coletânea de narrativas breves Toda cicatriz desaparece (2022).
Antes do silêncio
Rogério Pereira
Como encarar as incertezas e as angústias diante do fim? Às voltas com a doença terminal da mãe e sua rotina de hospitais, exames e silêncios, ao protagonista desta narrativa só resta ser pragmático enquanto tenta encontrar alguma graça (e ironia) no cotidiano. A vivência de dores tão íntimas quanto universais, pouco a pouco, vai revelando o mais banal dos segredos: a vida sempre insiste em continuar — seja na redisposição dos móveis da casa adaptada, no flerte vacilante com a vizinha ou na insólita convivência com um sobrevivente do Holocausto obstinado em ler sempre o mesmo livro.
“Um livro denso, que confirma a trajetória sólida desse autor, que desloca para dentro do que chamamos de literatura brasileira contemporânea uma lente, uma originalidade que só ele soube lapidar.” — Paulo Scott
Título: Antes do silêncio
Autor: Rogério Pereira
Literatura brasileira / Romance
Páginas: 160
Edição: 1ª
Formato: 13 x 19 cm
ISBN: 978-65-5553-101-5
Ano de publicação: 2023
Dublinense