Avni Doshi nasceu em Nova Jérsei e vive em Dubai. Graduada e pós-graduada em História da Arte em Nova Iorque e Londres, teve textos publicados em diversas revistas, incluindo a Granta. Açúcar queimado, lançado originalmente na Índia, foi finalista do Booker Prize, entre outros tantos prêmios, e traduzido para mais de vinte idiomas.
Açúcar queimado
Avni Doshi
“Eu estaria mentindo se dissesse que o sofrimento da minha mãe nunca me deu prazer.”
Antara nunca escondeu o ressentimento que nutre pela mãe, que abandonou o marido para morar em uma comunidade mística e chegou a viver na rua, deixando a filha sempre à própria sorte. Agora que a mãe começa a sofrer de demência e ter episódios de esquecimento, Antara se vê diante da indesejada responsabilidade de cuidar de quem jamais cuidou dela. É nesse momento que ela refaz a trajetória das suas lembranças para contar a história de duas mulheres unidas por uma relação dolorosa, mas impossível de abandonar.
Finalista do Booker Prize 2020
Semifinalista do Women’s Prize 2021
“Uma obra de extraordinária percepção, coragem e sofisticação.”
— The Washington Post“Uma estreia inquietante e vigorosa, surpreendente em seu veneno, que nos desarma com sua ironia desde a primeira frase.”
— The Guardian“As frases de Doshi são traçadas de forma nítida e devastadoramente precisas. Nunca há uma palavra desperdiçada, nenhum entulho, nenhum floreio para se esconder atrás. Uma voz tão despojada e contundente, é tão obstinadamente original que você não vai querer parar de ouvi-la.”
— The New York Times“Uma história de família elegantemente escrita que ferve de ódio e é impossível de largar. Dolorosamente emocionante, este é um romance primorosamente escrito.”
— Observer
Título: Açúcar queimado
Autor: Avni Doshi
Tradução: Adriana Lisboa
Literatura norte-americana / Romance
Páginas: 272
Edição: 1ª
Formato: 13,5×20,8 cm
ISBN: 9786555530285
Ano de publicação: 2021
Publicação original: Índia, 2019
Dublinense