Livros
Capa do livro Sexual

Psicanálise

Sexual

  • Páginas: 288
  • Formato: 15x23 cm
  • ISBN: 9788583180630
  • Tradução: Marcelo Marques e Vanise Dresch

Este volume reúne textos de Jean Laplanche escritos de 2000 a 2006, que representam seu último avanço no que denominou a “revolução copernicana inacabada”. Apresenta seu modelo para uma terceira tópica do psiquismo humano, aprofundamento de conceitos metapsicológicos e de temas polêmicos como a castração e o Édipo como esquemas narrativos e não como fantasias originárias; a questão do gênero, do sexo e do sexual e do apego, bem como interações com outras áreas do pensamento humano.

A sexualidade ampliada no sentido freudiano 2000-2006

O que é o “Sexual ampliado”? Que consequências há para a psicanálise a existência de uma espécie de radicalidade do papel do outro humano na criação e constituição do psiquismo? Onde se instalam na alma humana as “mensagens enigmáticas sexuais” emitidas pelos adultos e qual seu destino? O que é o processo tradutivo? Como esse processo tradutivo cria espaços psíquicos? Qual o papel da linguagem, da cultura, dos mitos nessa construção tradutiva do psiquismo? Se castração e Édipo são esquemas narrativos, como redefinir gênero, sexo e o sexual?

Estas e muitas outras interrogações são objeto desta coletânea dos últimos textos produzidos por Jean Laplanche, seguindo seus Novos Fundamentos para a Psicanálise, baseados na Teoria da Sedução Generalizada. Com o rigor metodológico e a precisão conceitual que o caracterizaram, Laplanche nos oferece, dentre vários avanços constantes desta obra, seu modelo para uma terceira tópica do psiquismo, com a noção de dois espaços inconscientes adicionados a um espaço pseudoinconsciente onde a linguagem, através do mito e do símbolo, fornecem códigos para a tradução das mensagens enigmáticas sexuais, podendo ser um auxiliar ou um perturbador do processo tradutivo. Esta nova maneira de pensar a alma humana abre uma possibilidade de integração com outros modelos psicanalíticos, bem como, com o de outras disciplinas, como a antropologia e a psiquiatria.

Sobre o autor

Jean Laplanche (1924-2012) foi renomado psicanalista francês, filósofo, professor de filosofia e de psicanálise da Sorbonne, Paris VII. Foi autor, juntamente com J.-B. Pontalis, do imprescindível Vocabulário de psicanálise e tradutor das Obras completas de Sigmund Freud do alemão para o francês. Foi autor da coleção Problemáticas, na qual fez um estudo muito aprofundado da obra e do método de Freud, fazendo-os trabalhar em seus próprios alicerces. Em 1987, publicou seus Novos fundamentos para a psicanálise, introduzindo seu modelo de compreensão da mente humana, baseado no que denominou Teoria da Sedução Generalizada. Desde então, seu pensamento desenvolveu-se em uma espiral crescente, trazendo modificações fundamentais à teoria e à prática psicanalíticas, que vão desde o conceito de pulsão, a origem da transferência ou a noção de sexualidade.

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados