Livros
Capa do livro Literatura e psicanálise: encontros contemporâneos

Humanidades - literatura - Psicanálise

Literatura e psicanálise: encontros contemporâneos

, , , e

  • Páginas: 480
  • Formato: 14x21 cm
  • ISBN: 9788562757938

Acadêmicos das mais variadas procedências — filosofia, literatura, psiquiatria, psicanálise, ciências jurídicas, criminologia, cinema — provocam os mais diversos e inusitados encontros, que atravessam dois dos maiores campos de força do pensamento contemporâneo: psicanálise e literatura.

Autores:
Alcira Beatriz Bonilla
Alexandre Pandolfo
Almerindo Antônio Boff
André Brayner de Farias
Augusto Jobim do Amaral
Camila Gonzatto da Silva
Christian Otto Muniz Nienov
Daniel Fraga de Castro
Eneida Cardoso Braga
Estevan de Negreiros Ketzer
Fabio Caprio Leite de Castro
Gustavo Oliveira de Lima Pereira
Honatan Fajardo Cabrera
Juliana Teixeira Grünhäuser
Luciano Assis Mattuella
Manuela Sampaio de Mattos
Marcelo Leandro dos Santos
Márcio Seligmann-Silva
Marco Antonio de Abreu Scapini
Maria Alice Timm de Souza
Marília Martta Kuhn
Moysés Pinto Neto
Oneide Perius
Ricardo Jacobsen Gloeckner
Ricardo Timm de Souza
Roberson Rosa dos Santos

Na imprensa

  • No bookmarks avaliable.
veja mais

Sobre os autores

Ana Maria Lisboa de Mello é Pós-Doutora em Letras pela Université de la Sorbonne Nouvelle e pela Université Stendhal, Ana Maria Lisboa de Mello possui licenciatura em português e francês e respectivas literaturas pela UFRGS e mestrado e doutorado em Letras pela PUCRS. Fez estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l' Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III e na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004). Lecionou na UFG e UnB de 1991 a 1994. Atuou em programas nacionais de formação de leitores (Pró-Leitura e PROLER). Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, narrativa, teorias e críticas do imaginário. Atualmente, é professora da PUCRS.

página do autor

Camila Gonzatto da Silva é mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFRGS, atualmente é doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Tem experiência nas áreas de Cinema e Televisão, Literatura e Artes Visuais.

página do autor

André Brayner de Farias é doutor e mestre em Filosofia pela PUCRS, é graduado em Oceanologia pela FURG. Atualmente é professor na PUCRS e na UCS, onde atua na área de ética do Programa de pós-graduação em filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética da Alteridade, e na área das Ciências ambientais, com ênfase em Ética Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, estética, subjetividade, Levinas, Bergson, Derrida, alteridade, filosofia da natureza, filosofia da ecologia, educação ambiental, gerenciamento ambiental e ética ambiental.

página do autor

Marcelo Leandro dos Santos é doutor em Filosofia pela PUCRS (2010) na Linha de Pesquisa "Ética e Filosofia Política", tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, com estudo mais aprofundado dos seguintes pensadores contemporâneos: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, Emmanuel Levinas, Friedrich Nietzsche e Franz Kafka. Presta assessoria em interfaces multidisciplinares a profissionais de diferentes áreas de conhecimento, tais como psicanálise, saúde, serviço social e educação.

página do autor

Ricardo Timm de Souza (Farroupilha/RS, 1962) é Músico e doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha, 1994), e Professor Titular da FFCH da PUCRS, atuando nos Programas de Pós-graduação em Filosofia, Letras e Ciências Criminais desta Universidade. É autor de 22 livros e cerca de 170 capítulos, artigos, traduções e obras organizadas. Membro-fundador do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de E. Levinas, da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e da Internationale-Rosenzweig-Gesellschaft.

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados