Livros
Capa do livro Literatura e​ cinema: encontros contemporâneos

Cinema - Humanidades - literatura

Literatura e​ cinema: encontros contemporâneos

, , , e

  • Páginas: 320
  • Formato: 14x21cm
  • ISBN: 9788583180173

Acadêmicos das mais variadas procedências –​ filosofia, literatura, história, psicologia, criminologia, ​ cinema, comunicação — provocam os mais diversos ​ e inusitados encontros, que atravessam dois ​ dos maiores campos de força do pensamento ​ contemporâneo: cinema e literatura.​

Autores:
Alexandre Pandolfo
Ana Cláudia Munari Domingos
Antonio Hohlfeldt
Biagio D’Angelo
Camila Gonzatto da Silva
Christian Wehr
Edson Luiz André de Sousa
Emiliano Cunha
Estevan de Negreiros Ketzer
Grégori Elias Laitano
Julio Cabrera
Marcia Tiburi
Maria do Socorro Carvalho
Maria Valeria Sanfilippo
Mariana de Assis Brasil e Weigert
Norman Madarasz
Rodrigo Guimarães Nunes
Rodrigo Rosp
Salo de Carvalho
Sissa Jacoby
Vera Haas​

Sobre os autores

Ana Maria Lisboa de Mello é Pós-Doutora em Letras pela Université de la Sorbonne Nouvelle e pela Université Stendhal, Ana Maria Lisboa de Mello possui licenciatura em português e francês e respectivas literaturas pela UFRGS e mestrado e doutorado em Letras pela PUCRS. Fez estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l' Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III e na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004). Lecionou na UFG e UnB de 1991 a 1994. Atuou em programas nacionais de formação de leitores (Pró-Leitura e PROLER). Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, narrativa, teorias e críticas do imaginário. Atualmente, é professora da PUCRS.

página do autor

Ricardo Timm de Souza (Farroupilha/RS, 1962) é Músico e doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha, 1994), e Professor Titular da FFCH da PUCRS, atuando nos Programas de Pós-graduação em Filosofia, Letras e Ciências Criminais desta Universidade. É autor de 22 livros e cerca de 170 capítulos, artigos, traduções e obras organizadas. Membro-fundador do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de E. Levinas, da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e da Internationale-Rosenzweig-Gesellschaft.

página do autor

Biagio D'Angelo é professor na Universidade de Brasília, formado em Línguas e Literaturas Orientais, com ênfase na área de Arte e Cultura Russa, pela Universidade de Veneza Ca Foscari. Dentro das suas publicações acadêmicas, destacam-se ensaios sobre autores latino-americanos, sobre as relações entre estética e literatura e sobre os mitos nas literaturas americanas. Publicou também três livros de poesias, sendo que "Benjamin" ganhou o Premio Jabuti 2012.

página do autor

Carlos Gerbase é cineasta, escritor, músico e professor. Dirigiu diversos longa-metragens, publicou livros de contos, romances e ensaios, foi membro da banda Replicantes e é professor titular na pós-graduação da PUCRS. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutorado em Cinema pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle.

página do autor

Sissa Jacoby é doutora em Teoria da Literatura e professora adjunta da Faculdade de Letras da PUCRS (graduação e pós-graduação).

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados