Livros
Capa do livro Fronteiras

Coleção Litercultura - Humanidades

Fronteiras

, , , e

  • Formato: 14x21 cm
  • ISBN: 9788583181309

Debruçar-se sobre a nossa realidade política, social e artística é um exercício que não pode deixar de lado um dos temas mais importantes da contemporaneidade. A fronteira, diretamente ligada à alteridade, é centro de um debate que envolve desde a literatura até a nova geopolítica do mundo inteiro.

Fronteiras discute o assunto em diferentes campos da criação e da reflexão ao reunir cinco ensaios com enfoques que passeiam pela política, jornalismo, filosofia e literatura, cinco abordagens distintas apresentadas por grandes nomes da cena cultural e intelectual do planeta.

Os autores: Patrícia Campos Mello, Juan Cárdenas, Bernardo Carvalho, Leonardo Padura, Igiaba Scego

Sobre os autores

Patrícia Campos Mello é formada em jornalismo pela USP e mestre em Business and Economic Reporting pela New York University. Foi correspondente em Washington do jornal O Estado de S. Paulo e atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. É autora de Lua de mel em Kobane e vencedora de diversos prêmios jornalísticos, entre eles o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, em 2018.

página do autor

Leonardo Padura nasceu em Havana, em 1955, é pós-graduado em Literatura Hispano- Americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema. Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana e com as premiações Princesa de Asturias e Prêmio Nacional de Literatura de Cuba. É colunista da Folha de S. Paulo e colaborador do El País. Tem nove livros publicados no Brasil, com destaque para O homem que amava os cachorros.

página do autor

Bernardo Carvalho nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. É escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor. É autor de um livro de contos, de duas peças de teatro e de onze romances, entre eles Nove noites (Prêmio Machado de Assis, Prêmio Portugal Telecom), Reprodução (Prêmio Jabuti) e Simpatia pelo demônio. Seus livros estão traduzidos em mais de dez idiomas. Costuma colaborar com artigos, ensaios e narrativas para publicações de vários países. Atualmente, faz parte do quadro de colunistas da Folha de S. Paulo, jornal para o qual também trabalhou como correspondente em Paris e em Nova Iorque.

página do autor

Juan Cárdenas nasceu em Popayán, na Colômbia, em 1978. É tradutor e escritor, com sete livros lançados (ainda sem publicação no Brasil), premiado em 2014 por sua obra Los estratos (prêmio Otras Voces, Otros Ámbitos). Foi selecionado para a coletânea Bogotá39, que reúne os trinta e nove escritores da América Latina com menos de quarenta anos mais destacados do momento.

página do autor

Igiaba Scego nasceu em Roma, em 1974, de família de origem somali. Depois de se formar em Literatura Estrangeira na Universidade La Sapienza, em Roma, escolheu trabalhar como jornalista e escritora, colaborando para jornais como Il Manifesto e Internazionale, e também para revistas que lidam com imigração e cultura africana. Como autora, ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos, incluindo o Festival de Literatura de Mântua, que a hospedou em 2006. No Brasil, foram lançados Minha casa é onde estou e Caminhando contra o vento.

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados