Livros
Capa do livro Antes que os espelhos se tornem opacos

Contos

Antes que os espelhos se tornem opacos

  • Páginas: 112
  • Formato: 14x21 cm
  • ISBN: 9788562757853
Este não é um livro de histórias, mas de sensações. É preciso que o leitor saiba disso para desfrutar esta jornada por terreno de piso instável, bem diverso da noção de terra firme. Prepare-se para os círculos, os labirintos, a vida que se repete que se repete –sempre permeada pela culpa, a angústia, o desamor.

Este não é um livro de histórias, mas de ideias. No lugar de sinopses, temáticas; acima de personagens, a reflexão sobre as pessoas. Juarez fala do ruir da vida, o olhar cansado diante da amada, os sons do desaparecimento do amor; a memória – e a própria literatura– como recursos para se defender da morte. Mostra as decisões de quem opta pelo equilíbrio em vez da vertigem.

O próprio autor afirma que o livro não é feito de narrativas esperançosas; também ele tem consciência de que não existem palavras que possam dar conta do desespero que é a vida. Ao mesmo tempo, existe um último sopro, um ânimo, algo que ainda possa ser feito antes que os espelhos fracassem na sua única função de refletir.

Sobre o autor

Juarez Guedes Cruz nasceu e vive em Porto Alegre (RS). É médico, psiquiatra e psicanalista. Além da presença em antologias de contos ou de ensaios psicanalíticos, publicou dois livros de contos: A cronologia dos gestos (2003, vencedor do Prêmio Açorianos) e Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007, finalista do Prêmio Açorianos). Também em 2007, foi o organizador da antologia de contos O paradoxo de Tchekov.

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados