Livros
Capa do livro Anarquia na passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda

Música - Moda

Anarquia na passarela: a influência do movimento punk nas coleções de moda

  • Páginas: 192
  • Formato: 15x23cm
  • ISBN: 9788562757655

A moda e o punk. A bela e a fera. Um casamento insólito que, à primeira vista, faz pouco sentido.

A relação é repudiada por ambos os lados. Os punks, desgostosos de se verem ligados a uma “futilidade”, cospem para o lado, ignoram. Os estilistas, ofendidos pela acusação de serem influenciados por tal movimento, negam três vezes. Ninguém gosta de tocar no assunto.

Aí entra Daniel Rodrigues.

Neste livro, ele se propõe a investigar o assunto. Começa com a história do punk e mostra que essa inter-relação sempre esteve lá. É impossível falar do punk sem lembrar de Malcom McLaren, empresário dono de uma loja de roupas que criou os Sex Pistols, banda síntese do niilismo e da iconoclastia punk. E como eles expressavam isso? Pelas suas roupas, ora. O fetichismo, os rasgados, as junkie faces, os motivos militares: nada era deliberado.

O livro passa também pela história da moda, da alta costura. As mudanças introduzidas por aqueles que viriam a ser seus grandes nomes: Chanel, Dior. O fim do século XX que vê a moda, com seu espírito antropofágico, abraçar e digerir as tendências do punk. Westwood, Galliano, Gaultier, nomes que não se furtaram de pôr a rua em cima de uma passarela.

É tudo isso e algo mais que o leitor vai encontrar aqui. Como diriam quatro rapazes magros cujo visual em jeans e couro faz sucesso até hoje: “Hey, ho, let’s go”.

“Daniel Rodrigues ainda explica como aquela brincadeira que reunia música revolucionariamente primitiva, atitude quase criminal e roupas extravagantes sacudiu o mundo inteiro. E o mundo da moda nunca mais foi o mesmo.”
Carlos Gerbase, fundador dos Replicantes.

Na imprensa

  • No bookmarks avaliable.
veja mais

Sobre o autor

Natural de Porto Alegre, Daniel Rodrigues é jornalista formado pela PUC/RS. Foi repórter, editor de cultura e subeditor do site 359 Online, tendo por este ajudado a receber o 1º Lugar na Categoria Jornalismo de Web no XX Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo, em 2003. Membro da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), mantém o blogue de cinema OEstadodasCoisasCine, e também é apaixonado por música, poesia, literatura, artes plásticas, antropologia e futebol. Colabora para o blogue cultural Clyblog, no qual publica contos, poesias, crônicas, resenhas, entre outros. Atua como coordenador de jornalismo da agência Martha Becker Comunicação Corporativa, de Porto Alegre.

página do autor

Institucional

Livros

Loja

RSS | © Dublinense - Todos os direitos reservados